17 de abril de 2009

Os Três Amores

Castro Alves
Os Três Amores

I
Minh´alma é como a fronte sonhadora
Do louco bardo, que Ferrara chora...
Sou Tasso!... a primavera de teus risos
De minha vida as solidões enflora...
Longe de ti eu bebo os teus perfumes,
Sigo na terra de teu passo os lumes,
- Tu és Eleonora...
II
Meu coração desmaia pensativo,
Cismando em tua rosa predileta.
Sou teu pálido amante vaporoso,
Sou teu Romeu...teu lânguido poeta!...
Sonho-te às vezes virgem... seminua...
Roubo-te um casto beijo à luz da lua...
- E tu és Julieta...
III
Na volúpia das noites andaluzas
O sangue ardente em minhas veias rola...
Sou D. Juan!...
Donzelas amorosas,
Vós conheceis-me os trenos na viola!
Sobre o leito do amor teu seio brilha...
Eu morro, se desfaço-te a mantilha...
Tu és - Júlia, a Espanhola!...


--
O poema "Os três amores " foi escrito por Castro Alves e retrata um diálogo entre as três gerações românticas.Assim,cada estrofe corresponde a representação de um geração romântica.
Na primeira estrofe há a representação do amor cortês,na segunda é representado o excesso do amor e na terceira estrofe o amor é representado de forma atraente.


Hoje ao entrar no metrô, me deparei com este poema de castro Alves, Os Três Amores, engraçado porque olhei, olhei mais uma vez e virei o rosto para não ler, pois era bem cedo e ainda estava sonolenta. mas num ímpeto de movimento, olhei novamente e não tirei os olhos mais dessas lindas palavras escritas e debulhadas sobre o amor.

Nenhum comentário: