28 de dezembro de 2008

Família Real

Sempre gostei de história, não sei explicar o porquê e nem como isso ocorreu, mas as lembranças que tenho da época de colégio, é de sempre gostar e gostar muito. Ando estudando muito sobre a história do Brasil ultimamente e fico cada vez mais encantada de como as coisas, os fatos vão se encaixando perfeitamente e isso tudo é muito real. Parece um quebra cabeça, você entende uma coisa ali, outra aqui e de repente elas se encontram até sem querer ou como diz a história " querendo mesmo". Hoje fui apresentada a uma série de vídeos sobre a vinda da família real para o Brasil em 1808. No ano de 2008 completou-se 200 anos que eles desembarcaram em terras brasileiras e a Globo News criou 17 vídeos de 20 minutos cada um, contando com detalhes sobre este acontecimento. A importância da chegada da família para a economia do Brasil e os reflexos dela na atualidade. Tudo tão distante, mas tão perto... é só pensar nos nossos antecedentes. Tenho sobrenome Câmara, português, que foi trazido para o Brasil por meu tatataravô. Não sabemos ao certo quando ele chegou ao país, mas penso que a cabeça de muitos portugas se abriram nesta época em relação ao Brasil depois que até a família real veio morar aqui (claro que por razões políticas e civis), mas se meu tatataravô não tivesse tido a ousadia de vir, trazendo consigo esse sobrenome que carrego com tanto orgulho, o curso da minha história seria diferente. Por isso que admiro a história da história e a história que ela provoca na nossa vida.

Nenhum comentário: