26 de janeiro de 2009

Non, je ne regret rien

Uma bela voz, uma bela intérprete, uma saúde delicada e um excesso de atitudes por vezes ora desnecessárias. Edith Piaff.

Verão Arte Contemporânea


Confira toda programação no site

Fala comigo...fala!



Água, muita àgua. Música, muita música e dois atores em cena. Meus olhos assistiam este espetáculo pela segunda vez e a sensação foi a mesma da primeira vez que os vi.

Em uma sala de ensaio

Ao chegar o diretor naquela sala de ensaio de um prédio velho localizado na esquina de duas movimentadas avenidas, ele disse: Vamos Começar? O ator, como todo bom ator logo se prontificou e respondeu: Claro, vamos lá! E ele começa o ensaio. É um monológo e ele não tem a quem se apoiar, tarefa difícil essa, estar em cena sozinho. Bem, ele tem o público, mas no ensaio o público sou eu, ele e ela . Sim, somos três na platéia neste momento e quatro em uma sala de ensaio. E ele começa o ensaio de novo a pedido do diretor. E ele recomeça novamente, continua, aprofunda . E mais uma vez. Ensaio é repetição, aperfeiçoamento, lapidação, coragem , risco , experimentação, questionamento. E tudo se torna uma grande aula. Dele que conduz e dele o conduzido .
Há um ano mais ou menos, desde o fim do processo do meu último espetáculo que eu não acompanhava um processo de criação. Claro que agora é diferente pois acompanho de fora, olhar externo , mas ao ver isso, fico pensando como nós atores somos corajosos, como nós atores nos colocamos em xeque a todo instante. Como é difícil passar o que sentimos internamente para o público. Como é difícil ouvir uma crítica e erguer a cabeça, aprender com ela. Mas tudo é necessário, não há ator nenhum, em lugar algum que nunca tenha passado por isso. E é por passar por tudo isso, que continuamos a tropeçar para aprender a se erguer.

15 de janeiro de 2009

A Caixinha de Papelão


Espetáculo infantil que estou produzindo em cartaz na cidade de BH.

Agenda
Onde? Anfiteatro Pátio Savassi
Quando? 10 de janeiro à 08 de Fevereiro, sábados e domingos sempre as 17hs.
Venda de ingressos antecipados no Stand do Sinparc (existe um no Pátio)



14 de janeiro de 2009

Dançando no Escuro

Sou daquelas pessoas que apesar de adorar cinema, não consigo acompanhar tudo que acontece e cá entre nós, mais difícil que acompanhar lançamentos de filmes toda sexta, é acompanhar lançamentos de filmes toda sexta. Acompanho sim, pelas mídias e assisto aqueles que os horários permitem encaixar na minha tão apertada agenda. Sério! Por isso acabo tirando meu atraso de certos filmes anos luz depois, porque...

porque existe uma luz mesmo quando se dança no escuro...porque existe uma música que embala seus mais inocentes sentimentos, porque existe uma vontade de querer dar a vida digna à alguém que nasceu por conta do seu egoísmo, porque existe uma lealdade que atravessa muralhas, porque existe dignidade nos seus olhos, porque existe amor pelos pés que querem mais que o próprio solo, querem o ar, porque existe força, porque existe amor e acima de tudo por que existe vontade de dançar e fechar os olhos ainda que para sempre e apenas sentir...sentir a vida indo aos olhos de todos nós.



4 de janeiro de 2009

Gibran



"A simplicidade é o último grau da sabedoria "

Gibran Kalil Gibran

2009

Começar de novo e de novo e de novo...! Sempre quando um ano termina, fazemos um balanço do que foi, do que poderia ter sido e do que não foi. Este ano fiz diferente. Agradeci, simplesmente. Foi um ano de descobertas profissionais, de forças que eu nem tampouco sabia existir, de determinação, de amor, de despedidas e reencontros, de dedicação, de vidas novas e de muito amadurecimento. E para 2009 que venha tudo isso e mais outras coisas que no nosso âmago pedimos, mesmo não sendo pedidos possíveis para este ano, mas pedimos para não esquecermos deles. Que possamos abrir os jornais e encontrar notícias sublimes. Que a Guerra do Iraque termine, que Obama faça um execelente governo, que os conflitos entre árabes e israelenses cessem. Que as pessoas passem a ler mais. Que a cultura no nosso país seja melhor distribuída. Que as guerras civis parem de matar inocentes com bala perdida e etc, etc, etc...